O terreno da avaliação é um terreno conceptualmente profuso e difuso onde se acomoda facilmente a desorientação. De facto, quer a bibliografia académica quer a legislação sobre a avaliação confronta-nos com termos como “conhecimentos”, “conteúdos”,“competências”, “capacidades”, “aquisições”, “destrezas”, “habilidades”, “atitudes”, “comportamentos”, etc., sem que sejam imediatamente claras as fronteiras e as correlações existentes entre eles. Tome-se, por um momento, o pacífico título desta comunicação: sugere ele a existência de uma mera relação entre a aprendizagem de competências e a aprendizagem de conteúdos, que me compete aqui esclarecer? Ou será que ela sugere a tese mais forte de que existe uma diferença substantiva, ou mesmo de uma certa oposição, entre avaliar a aprendizagem de competências e avaliar a aprendizagem de conteúdos? Mas, afinal, que relação há entre competências e conteúdos?
Saber mais

O INFORMAR é um portal lusófono de formação profissional, que pretende organizar informação sobre o tema da formação. Disponível para entidades formadoras, formadores, organizações e profissionais no sentido de dinamizar a divulgação e de cursos, produtos e serviços neste sector. Partilhamos experiências, eventos, notícias, documentação diversa de interesse para todos os intervenientes na formação em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil www.informar.pt www.informar.org
Pesquisar neste blogue
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário